Litoral Sul de São Paulo - Parque Estadual da Ilha do Cardoso |  Voltar


Localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, a cerca de 250 km da capital, faz parte do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá.

Esta região, que abrange 200 km de litoral, detém boa parte do que restou da Mata Atlântica após décadas de destruição, num estuário considerado como um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul. São mais de 22 mil hectares de cenários formados por costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas de florestas.

É tanta riqueza natural que a Unesco declarou os remanescentes da Mata Atlântica, como a Ilha do Cardoso, Reserva da Biosfera, Patrimônio da Humanidade.

Na Ilha é possível caminhar por longas praias desertas, acompanhados apenas pelas aves marinhas que freqüentam a região. Algumas travessias entre praias podem demorar o dia inteiro, intercaladas por banhos em cachoeiras. A observação de golfinhos (Stenella fluvialis) e jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) no estuário é muito comum, e a exploração do manguezal na maré baixa é uma experiência fascinante. Trilhas por entre dezenas de espécies de bromélias engrandecem os olhos dos visitantes.

Um paraíso para observação de pássaros, onde podem ser avistadas muitas espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio-da-cara-rôxa (Amazona brasiliensis).

Duração mínima do roteiro: 2 dias

Opções de Viagens


Viagens ao Litoral Sul de São Paulo podem ser realizadas por terra (veículos fretados) ou por ar (helicóptero).

Cerco de pesca

Ilha do Cardoso

Figueira majestosa na trilha

Caminhada, Praias, Cachoeiras, Passeio de barco, Canoagem